2 contra 2 + 2 apoios externos para troca das linhas de ataque


242 visualizações

Exercício de treino para o sistema 4-0


2 contra 2 + 2 apoios externos para troca das linhas de ataque

Objetivo: Estimular, dentro da plataforma de ataque 4-0, a troca das linhas de ataque, ou seja, a mobilidade entre os jogadores internos e os jogadores externos.
Área: 20 x 20m (ou meia quadra)
Número de jogadores: 8 jogadores divididos em 2 times de 4 + 2 goleiros.

Descrição: As equipes se enfrentam com 2 jogadores de cada equipe se enfrentando dentro da quadra e outros 2 jogadores de cada equipe posicionados do lado de fora da quadra servindo como apoio aos jogadores internos.

Todas as vezes que um dos jogadores internos passarem a bola para um dos apoios externos, estes jogadores devem trocar de posição. Dessa forma, criamos a dinâmica estrutural do sistema 4-0 e estimulamos o surgimento de algumas de suas funcionalidades.

Vale ressaltar que, pelas características do jogo, principalmente do espaço de jogo, a utilização do sistema 4-0 deverá ocorrer no sentido de criar vantagens temporais e espaciais para a finalização, uma vez que as bolas de espaço estarão comprometidas pela pouca profundidade e pelas coberturas dos goleiros.

Podemos colocar regras como limitação do número de toques na bola por jogador, necessidade de se jogar pelo menos um passe com o outro jogador interno antes de se passar novamente para um dos apoios para criar propensões para a aquisição de outros comportamentos de jogo.

Autor: Rafael Fogageiro

#ataque

Tipos de Conteúdos: TREINO DE ATAQUE


Renato Moreira
2 anos atrás

Muito bom!


Eder Caetano Nogueira
2 anos atrás

SHOW