2 contra 2 + 2 apoio externo com bola e entrada pelo lado oposto


731 visualizações

2 contra  2 + 2 apoios externos, um com bola e outro sem bola, com re-entrada da bola pelo lado oposto.

Objetivo: Estimular, dentro da plataforma de ataque 4-0 a criação e o aproveitamento dos espaços vazios e o pensamento no "momento futuro".
Área: 20 x 20m (ou meia quadra)
Número de jogadores: 8 jogadores divididos em 2 times de 4 + 2 goleiros.

Descrição: As equipes se enfrentam com 2 jogadores de cada equipe dentro da quadra e outros 2 jogadores de cada equipe posicionados do lado de fora da quadra servindo como apoio aos jogadores internos. 

Um dos apoios externos terá uma bola em posse (estando dessa forma indisponível para receber passe dos jogadores internos) e o outro apoio externo (sem bola) estará disponível para receber o passe dos jogadores internos. 

Todas as vezes que o apoio externo sem bola receber o passe, o apoio do lado oposto da quadra, que possui uma bola, entrará em quadra para jogar. 

O jogador que realiza a troca de posicionamento com esse apoio externo é o jogador interno que NÃO fez o passe. 

Dessa forma, além de realizar as trocas das linhas de ataque, estimulamos também o pensamento no "momento futuro" tanto pelos jogadores internos quanto pelos jogadores externos, especialmente o que entra em jogo com posse de bola, uma vez que este jogador irá se encontrar em boa vantagem posicional em relação à defesa adversária. 

Vale ressaltar que, pelas características do jogo, principalmente do espaço de jogo, a utilização do sistema 4-0 deverá ocorrer no sentido de criar vantagens temporais e espaciais para a finalização, uma vez que as bolas de espaço estarão comprometidas pela pouca profundidade e pelas coberturas dos goleiros.

Podemos colocar regras como limitação do número de toques na bola por jogador, necessidade de se jogar pelo menos um passe com o outro jogador interno antes de se passar novamente para um dos apoios para criar propensões para a aquisição de outros comportamentos de jogo.

Autor: Rafael Fogageiro

#ataque

Tipos de Conteúdos: TREINO DE ATAQUE


Adleonardo Vinci Patrício
2 anos atrás

Muito legal! Atividade simples e que contempla bem o modelo de jogo 4-0 e a possibilidade de trabalhar suas movimentações.


Thiago Rodrigues
2 anos atrás

👏👏👏👏


Eder Caetano Nogueira
2 anos atrás

muito bom, parabens